• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
Compras Eletrônicas
Abrir menu
  • 07/01/2019 08:00

LEGISLAÇÃO - Lei nº 15.246/2019 altera vinculação da PROCERGS à Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE)

Companhia migra para nova pasta criada pelo Governo Gaúcho: a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE)

(publicada no DOE n.º 2, 3º edição, de 2 de janeiro de 2019)

Introduz  modificações  na  Lei  nº  14.733,  de  15 de  setembro  de  2015,  que  dispõe  sobre  a estrutura  administrativa  e  diretrizes do  Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Em seu Art. 5º, dispõe:

A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul fica vinculada  à  Secretaria  de  Governança  e  Gestão  Estratégica,  com  as  atribuições  e  estrutura organizacional estabelecidas na Lei nº 6.318, de 30 de novembro de 1971, e no seu Estatuto.

A Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a nova lei em sessão extraordinária no último dia 02 de janeiro

Aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 02 de janeiro e tendo por objetivo promover mudanças na estrutura administrativa do Estado, o Projeto de Lei nº224/2018 altera o órgão ao qual a PROCERGS é vinculada dentro da estrutura do Governo, migrando da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) para a nova pasta do Governo Gaúcho: a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).

Dentro da nova estrutura desenhada pelo Governo, a PROCERGS atenderá, prioritariamente, o primeiro eixo de atuação da SGGE, e dentre as diversas ações que irá desempenhar, está o apoio à implantação do conceito de Governo Digital, com a Companhia trabalhando para "colocar o governo na palma da mão dos gaúchos”.

A PROCERGS também deverá fazer uma revisão ampla dos seus objetivos, “prospectando as melhores práticas internacionais para alcançar um governo 100% digital”.

Os demais eixos da SGGE tratam de (2) Simplificação e Desburocratização do Estado; (3)Governo de Parcerias para Investimentos, fortalecendo as Concessões PPPs; (4) foco no Planejamento de Longo Prazo; (5) Planejamento Regional; (6) Sistemática para garantir os Resultados em Todo o Governo.

Secretário da SGGE

Natural de Pelotas, Cláudio Leite Gastal é o titular da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica. Graduado na área de Análise de Sistemas e com mestrado em Sistemas de Informações, foi professor adjunto da UCPel e atuou ativamente na Associação Qualidade RS (PGQP). Também foi presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), de 2015 a 2018.

Fonte: Intranet PROCERGS