• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
Compras Eletrônicas
Abrir menu
  • 29/10/2018 14:00

Aniversário de 15 anos da implantação do Pregão Eletrônico na Central de Licitações do Estado do RS nesta segunda-feira (29)

Agradecimento a todos os colaboradores que ajudaram a construir esta solução que modernizou as aquisições públicas no Estado

Comemorando os 15 anos de implantação do Sistema de Compras Eletrônicas no Estado RS nesta segunda-feira (29), agradecemos a todos os colaboradores que ajudaram a construir esta solução adotada pelo executivo da administração direta estadual, pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul, pela PROCERGS, e pelos demais entes públicos, dos demais poderes estaduais e municipais, que utilizam o portal de compras do BANRISUL, ao longo destes anos.

O pregão, eletrônico, representa uma inovação tecnológica relevante para a transparência e eficácia da gestão pública. Inovou a sua forma de execução, passou a permitir que interessados em qualquer parte do país participassem dos processos de aquisições das suas administrações, agilizou os processos licitatórios, minimizou custos e inseriu as máquinas administrativas públicas em um novo patamar de transparência e combate à corrupção.

Sistema aprovado para uso em aquisições com operações financiadas com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial (BIRD).

O sistema de Compras Eletrônicas foi destaque no cenário nacional, recebendo o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, no SECOP-2005, Prêmio de Melhor Inovação 2009 e 2010 nos Congressos de Pregoeiros realizados em Foz do Iguaçu.

Consulte aqui a notícia sobre o primeiro pregão eletrônico executado pelo Portal de Compras do Estado, sob responsabilidade da Subsecretaria da Administração Central de Licitações – CELIC, em 29/10/2003, na sede da PROCERGS. Nesta data foi liberada a primeira versão do sistema de Compras Eletrônicas, ferramenta adotada pela CELIC para realizar as suas licitações eletrônicas no portal de Compras do Estado RS, sistema também adotado pelo BANRISUL, no seu portal Pregão Online Banrisul, onde o banco e suas empresas realizam as suas licitações, e onde disponibiliza a sua plataforma de compras aos seus clientes da Unidade de Governos da esfera estadual e municipal. Este também em uso pela própria Companhia, no seu portal de compras eletrônicas, para realizar as suas próprias aquisições de bens e serviços comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos em edital, por meio de especificações usuais do mercado.

Fica aqui o nosso muito obrigado a todos os nossos usuários, em nome, da Subsecretaria da Administração Central de Licitações – CELIC, da Unidade de Governos do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, e da Equipe do Compras Eletrônicas da PROCERGS.